Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A SUSTENTABILIDADE E A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS: O EXEMPLO DO BNDES
Autor(es): EMILIE GURTIN
Colaborador(es): CIRO VALERIO TORRES DA SILVA - Orientador
Catalogação: 27/SET/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35250@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35250@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35250
Resumo:
O objetivo deste trabalho foi mostrar a importância das Instituições Financeiras como instrumentos de propagação da responsabilidade socioambiental, através de sua influência sobre outras empresas, ao adotar e induzir práticas sustentáveis, através de suas políticas de financiamento e crédito. Para tal, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema, com foco nos mecanismos de mercado e legislações vigentes relacionados à questão social e ambiental, tendo como principal exemplo o BNDES. O método de pesquisa utilizado foi do tipo qualitativo descritivo e foram utilizados dados secundários. Com os dados obtidos do BNDES foram feitos cruzamentos e observações das informações para destacar os mecanismos e políticas adotados pelo banco. Dessas observações, concluiu-se que o BNDES adota praticamente todos os mecanismos citados e está comprometido com a questão da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Além disso, pode-se inferir também que se realmente as instituições financeiras adotarem os mecanismos e legislações existentes, elas podem influenciar e mesmo condicionar o mercado na direção de um desenvolvimento mais sustentável. Entretanto, essa atitude é só o primeiro passo e deve ser aperfeiçoada, com a participação de toda a sociedade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF