Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: TRABALHOS DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA ESCOLA MUNICIPAL GEORG PFISTERER ASSOCIADOS A PRÁTICA E PESQUISA NA FORMAÇÃO DOS BOLSISTAS DO PIBID DE GEOGRAFIA PUC-RIO
Autor(es): VERÔNICA DA ROCHA PEREIRA
Colaborador(es): REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - Orientador
Catalogação: 21/SET/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35186@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35186
Resumo:
O presente trabalho tem como principal objetivo discutir como a prática e a pesquisa, possibilitadas por políticas públicas educacionais, contribui na formação de professores, o caso do PIBID de Geografia PUC-Rio. Para esse trabalho foi utilizado autores que dialogam com temas aqui abordados, foi necessário trazer relatos dos ex-bolsistas do PIBID de Geografia PUC-Rio, a respeito dos trabalhos de campo e da contribuição de tais atividades para formação como futuro professor. Para auxiliar na compreensão da atual dinâmica de formação docente na área da Geografia, recorremos a Foureaux (2017), já para abordar a importância da pesquisa na formação de professores utilizamos Lucíola Santos (2012). Ao abordarmos a contribuição da prática na formação de professores trouxemos Nóvoa (1992). Apresentamos o edital 61/2013, seus principais norteadores e a aplicação do edital no subprojeto da Geografia PUC-Rio. Para apresentar o Programa utilizamos Salomão e Monteiro (2017) e Rodrigues e Figueiredo (2017). Trouxemos as dez ações que basearam os bolsistas do subprojeto de Geografia da PUC-Rio na vigência do edital 61/2013. Dentre as dez ações aprofundamos a análise e discussão sobre a ação oito, planejamento e execução de trabalhos de campo. Para realizar a análise e discussão trouxemos alguns dos trabalhos de campo realizados com turmas da Escola Municipal George Pfísterer, escola parceira do PIBID de Geografia PUC-Rio durante a vigência do edital 61/2013.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF