Título: | FATORES QUE INFLUENCIAM O VÍNCULO DE TRABALHADORES VOLUNTÁRIOS DO COLÉGIO CEPRAMOS | ||||||||||||
Autor(es): |
ALINE MORAES MENEZES XAVIER |
||||||||||||
Colaborador(es): |
FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 17/SET/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35119@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=35119@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35119 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este estudo tem por objetivo descrever e analisar os fatores que influenciam os vínculos que se estabelecem entre os trabalhadores voluntários de uma Instituição de Ensino do Terceiro Setor. A pesquisa contou com 12 entrevistados de 41 voluntários totais, distribuídos por diferentes áreas de atuação no Colégio. O método de pesquisa utilizado foi o estudo qualitativo, através de entrevistas com profundidade, com característica exploratória, utilizando-se um roteiro semiestruturado para guiar a entrevista. A análise foi dividida em duas áreas: motivações e integração do indivíduo. Os temas emergentes foram inserção no mercado de trabalho, a visão da organização, a autorrealização e a ambiência; os sentimentos despertados como amor foram determinantes para o processo de vínculos dos voluntários. Quanto à integração do indivíduo, o que a organização agrega a sua vida ou dia a dia, a partir da análise foram levantados os temas de crescimento pessoal e crescimento profissional, fatores importantes para a definição do tipo de vínculo organizacional da Instituição de Ensino. A partir desta análise pode-se concluir que que fatores estão associados ao comprometimento afetivo e à identificação organizacional dos funcionários.
|
|||||||||||||
|