Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: INOVAÇÃO DE PRODUTOS E PROCESSOS: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL
Autor(es): BRUNO SANTOS ZANI
LUCAS DE ALMEIDA FIGUEIREDO
Colaborador(es): LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador
Catalogação: 28/AGO/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34932@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34932
Resumo:
A inovação é um tema de suma importância no mundo atual, dado que, as indústrias vivem em um constante processo de reinvenção e num ambiente extremamente competitivo para as empresas, atingindo um patamar em que a inovação passa a figurar como um dos temas mais importantes nas definições das estratégias empresariais. O impacto dessa mudança de paradigma não se dá apenas no meio corporativo-industrial, mas também atingindo o dia a dia das pessoas, suas relações e residências. Por isso, esse trabalho visa estudar como a inovação se desenvolve em uma empresa de pequeno porte do setor de automação residencial, em especial a solução tecnológica para automatizar residências analisada, o Hubot. Esse setor é marcado por processos rápidos e disruptivos de inovação, onde a tecnologia predominante é facilmente substituída por uma superior. Somado ao fato de se tratar de uma empresa de pequeno porte foi possível identificar diversas barreiras à inovação, em sua maioria econômicas e relacionadas às legislações. Assim, para atingir os objetivos do trabalho, foi utilizado o método de estudo de caso único, com informações geradas através de entrevistas e documentos cedidos pela empresa em questão, realizando uma análise entre o referencial teórico e as informações do estudo de caso. Foi possível então, identificar a presença de três tipos de inovações introduzidos pela empresa, inovação de produto, processo e posição. Essas inovações são incrementais e auxiliadas pela presença de uma rede e um sistema de inovação ao qual a 21k participa, interagindo com agentes governamentais e universidades. Além disso, o processo de inovação utilizado é aberto e não linear, gerando uma maior agilidade à empresa.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF