Título: | INOVAÇÃO EM UM MERCADO EXTREMAMENTE REGULADO: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DO TABACO | ||||||||||||
Autor(es): |
ANTONIA MUNHOZ PERICO LAURA ABU JAMRA ZORNIG |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 22/AGO/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34860@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34860 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
As constantes mudanças do mundo atual exigem que as empresas aprimorem seus produtos e processos regularmente a fim de continuarem competitivas. Algumas indústrias contam com incentivos e outras com barreiras para inovar. Desde de 1988, uma série de leis que dificultam a propaganda de cigarro, a exposição do produto e a comunicação com consumidores vem sendo implementadas, mas isso não impede que as empresas continuem competitivas. O presente trabalho foi baseado em estudos bibliográficos e em entrevistas com o objetivo final de analisar como a inovação organizacional e de processo conseguiram auxiliar uma empresa de grande porte inserida em um mercado extremamente regulado a se manter líder de mercado. A metodologia utilizada foi um estudo de caso na empresa Souza Cruz, que mudou radicalmente sua forma de comunicação para se adequar as mudanças regulatórias. Utilizando diferentes referenciais teóricos, o estudo fará um paralelo entre a teoria e a prática para entender como que a indústria tabagista continua inovando. Essa monografia poderá contribuir para que outros mercados que também possuem restrições possam se inspirar em outras formas de se comunicar com efetividade.
|
|||||||||||||
|