Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ESTUDO DOS PROCESSOS PADRONIZADOS NAS OPERAÇÕES DE UMA EMPRESA DE FAST-FOOD: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA BOB S
Autor(es): CLARA CARVALHAL ROCHA
SUZANA MENEZES DE OLIVEIRA SOUZA
Colaborador(es): MARCELO XAVIER SEELING - Orientador
Catalogação: 10/AGO/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34753@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34753
Resumo:
Este trabalho de pesquisa apresenta um estudo sobre os processos existentes em restaurantes de uma cadeia de fast-food brasileira, especialmente no que diz respeito ao treinamento, atendimento e ao preparo de refeições. Ele estuda o conceito de padronização de processos, de tempos e movimentos, de desperdício na produção, de layout, de ergonomia, de treinamento operacional, oriundos do Sistema Toyota de Produção/ Pensamento Enxuto, da Administração Científica e da Engenharia Industrial. Para isso, é explorada a prática desses conceitos em um estudo de caso, que é dividido em duas análises de campo, nas quais são observadas a qualidade no atendimento, atentando para o tempo de preparo e buscando melhorias nos processos. O trabalho mostra que métodos antes empregados na área industrial passaram a ser utilizados no segmento de alimentação, mais precisamente no setor de fast-food, e que tais métodos continuam trazendo eficiência para os processos aos quais se aplicam. Ademais, foi concluído neste estudo que apesar dos processos serem eficientes, é possível melhorá-los, aprimorando a relação homem-máquina, com foco na redução do tempo de preparo e de atendimento.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF