Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DA AMIZADE
Autor(es): GILDA NUNES PESSOA
Colaborador(es): FLAVIA MARIA SCHLEE EYLER - Orientador
Catalogação: 26/JUN/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34255@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34255
Resumo:
Este trabalho propõe um percurso para que se possa avaliar relações humanas que, em distintos contextos, sustentam a trama dos laços afetivos em relações pessoais e sociais. O Mito de Prometeu, apresentado por Platão em seu diálogo O Sofista, é nosso fio condutor. Ao expor a condição humana como a mais frágil e imprevisível diante de todos os outros seres vivos, o mito estabelece sua abertura e a plasticidade. A possibilidade de construção de laços de amizade como a forma inaugural e exclusiva da vida política na Grécia antiga torna-se, então, algo digno de ser pensado. Ao longo da mutabilidade das estruturas sociais, políticas, econômicas e religiosas, com as quais a tradição ocidental tem enfrentado a questão do controle sobre os desejos humanos e suas paixões, mostra os próprios limites do viver bem que só a espécie humana possui como horizonte.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF