Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: CARACTERIZAÇÃO DE EXTENSÔMETROS À REDE DE BRAGG COM COMPENSAÇÃO DE TEMPERATURA
Autor(es): PEDRO FONTINELLE KILINS GEHRT
Colaborador(es): ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - Orientador
ALEXANDRE SANT ANNA RIBEIRO - Coorientador
Catalogação: 13/JUN/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34157@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34157@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34157
Resumo:
Os sensores Fiber Bragg Grating (FBG) apresentaram um desenvolvimento significativo nos últimos anos, especialmente no setor industrial devido à sua versatilidade e capacidade de medição. Tendo importância nas diferentes áreas tecnológicas para criação de sistemas de monitoramento, devido os seus benefícios em relação aos sensores convencionais. Dentre as vantagens do FBG destacam-se a imunidade à interferências eletromagnéticas, pequenas dimensões e peso, além da fácil instalação, tornando esse tipo de sensor ideal em diversas aplicações, como em estruturas civis e em processos industriais. No entanto, a melhoria na confiabilidade e precisão do sensor continuam a ser parâmetros críticos para a implementação desta tecnologia, devido seu alto custo e podendo ser aprimorados pelo efeito de características mecânicas e ópticas da fibra. O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivos: estudar o sensor à rede de Bragg, e montar uma bancada para fazer medições de deformação com o FBG e um strain gage elétrico comparando-os. A metodologia utilizada consistiu em experimentos que envolviam a calibração de temperatura dos sensores. Verificou-se nos resultados que para se fazer medições com FBG é necessário monitorar a variação de temperatura e aplicar uma correção aos dados. Conclui-se que os resultados obtidos foram satisfatórios para o experimento em questão, uma vez que a deformação aparente do sensor FBG com correção de temperatura, foi inferior a deformação observada com o strain gage elétrico.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF