Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: FAVELA, O SERTÃO DA CIDADE: O ARRAIAL DE CANUDOS NO IMAGINÁRIO ACERCA DAS PRIMEIRAS FAVELAS CARIOCAS
Autor(es): DANIELLA SANTOS DE SOUZA
Colaborador(es): MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER - Orientador
Catalogação: 30/MAI/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34095@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34095
Resumo:
Esta pesquisa está situada no contexto do surgimento das primeiras favelas cariocas, entre o fim do século XIX e o início do século XX, e tem como intuito investigar como o arquétipo construído acerca dessas primeiras comunidades tem ligação direta com o mito de Canudos. O interesse é mostrar como o vínculo entre o arraial de Canudos e esse novo tipo de moradia está para além do fato de os primeiros habitantes do morro da Favela – até pouco tempo, considerada a primeira favela carioca – terem sido combatentes na Guerra de Canudos e de que seu nome deriva do nome de uma planta muito comum no arraial ou alude ao morro da Favela existente no local. O objetivo principal é a partir da análise das crônicas escritas pelos principais cronistas de Belle Époque carioca, mostrar como o vocabulário utilizado para caracterizar as favelas e seus moradores alude ao sertão.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF