Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O IMPACTO DA REDUÇÃO DA ALÍQUOTA DO IPI NA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL DA MERCEDES-BENZ
Autor(es): PEDRO WUNDER DE ALENCAR
Colaborador(es): HELIO ARTHUR REIS IRIGARAY - Orientador
Catalogação: 25/MAR/2003 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3405@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=3405@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.3405
Resumo:
Este trabalho consistiu de um estudo de caso que teve como foco as variações ocorridas na indústria automobilística, mais precisamente no mercado de veículos da marca Mercedes-Benz, depois de decretada a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados. As mudanças ocorridas foram identificadas através do Modelo das Cinco Forças de Michael Porter, que por sua vez serviu como uma referência de organização da indústria citada. Neste caso específico, as variações não tinham sido anteriormente previstas, por isso, a mais importante contribuição deste trabalho, foi sem dúvida nenhuma,identificar como o impacto da redução da carga tributária foi decisivo, quando ao mostrar que diferentes empresas dentro de um mesmo segmento de negócio adotam estratégias completamente diferentes, apostando cada uma, na sobrevivência da sua organização.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF