Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: SINERGIA EM MERGE E ACQUISITION: O CASO AMAZON E WHOLE FOODS
Autor(es): BRENO ABRAMOVITCH MAY
RAFAEL TREU
Colaborador(es): MARCO AURÉLIO FAGUNDES ALBERNAZ - Orientador
Catalogação: 25/MAI/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33994@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33994
Resumo:
Warren Buffet, em 2008, em carta aos acionistas da Berkshire Hathaway Preço é o que você paga. Valor é o que você ganha. Relata ter aprendido esta frase com Benjamin Graham, o pai da Análise Fundamentalista. A mesma explica perfeitamente o que as empresas buscam ao fazer um processo de Fusão e Aquisição ou, em inglês, Merger e Acquisition. Esse processo existe há bastante tempo, mas vem ganhando força nos últimos anos por ser uma forma de uma forma de aumentar sua capacidade produtiva, expertise e market share. Uma etapa crucial em todo processo de M&A é o Valuation, ou seja, uma Análise Econômico-Financeira de base Fundamentalista que, nesse caso, tem como objetivo medir o valor de uma empresa no mercado. Este trabalho explorará, por meio do método citado, o caso recente de compra da varejista de orgânicos Whole Foods pela gigante do e-commerce Amazon, evidenciando o valor obtido pelas empresas com o processo em questão. Quando a compra foi divulgada, muitas pessoas não entenderam o motivo e uma grande incerteza sobre o futuro financeiro das duas empresas se instalou. Será destacada a motivação de uma empresa de tecnologia que vende os mais diversos produtos querer entrar no mercado de alimentos onde não tem ligação com seu core business. Com isso, será mostrado as oportunidades e desafios que a Amazon enfrentará, assim como as dificuldades de entrar num mercado bastante competitivo e como a empresa poderá beneficiar a Whole Food e, também, o inverso. Dentre as formas de se fazer Valuation optou-se pelo modelo chamado Fluxo de Caixa Descontado (FCD), que diz o valor da companhia baseado na sua capacidade de gerar recursos financeiros por meio de fluxos de caixa futuros e projeção de custos e investimentos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF