Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A HISTÓRIA E O IMPACTO NO VAREJO DAS RESTRIÇÕES VEICULARES NA ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO
Autor(es): ARTUR MONTAGNOLI NEVES
FELIPPE DANIEL DE OLIVEIRA
Colaborador(es): HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - Orientador
Catalogação: 25/MAI/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33980@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33980
Resumo:
A evolução constante da distribuição de bens nas grandes cidades vem auxiliando no crescimento desenfreado das mesmas. Com base em insumos históricos e no cenário atual das grandes cidades, pode-se analisar que esse crescimento é mais abrupto que a capacidade de eficiência que a distribuição tem, atuando dessa forma, como entrave/restrição para atingimento de melhores resultados. Esse segmento do mercado é importantíssimo para a vantagem competitiva das empresas, uma vez que se torna cada vez mais um objeto de estudos minuciosos para otimização do Last Mile, que nada mais é do que a última etapa antes do produto chegar a mão do consumidor, ou seja, a partir do momento que o produto sai do Centro de Distribuição rumo ao destino final. O Last Mile é crucial para o processo de entregas, já que além de representar uma fatia significativa do custo total das empresas, entre 28 por cento e 53 por cento, é onde o varejista tem a chance de demonstrar o comprometimento com o cliente e a qualidade do serviço prestado. Porém, as mudanças aceleradas nas grandes cidades vêm trazendo novos desafios a serem enfrentados pela cadeia de suprimentos, para os prestadores do serviço de movimentação de bens, as transportadoras; aos que dependem dele para poderem comercializar seus produtos, os varejistas; e para a população que deseja adquirir tais bens, os consumidores. Dentre as muitas medidas resultantes do desenvolvimento acelerado das cidades está a restrição a veículos de carga durante um determinado horário por uma área da cidade. Foco deste estudo, essa medida afetou radicalmente a maneira com que mercadorias são movimentas nos grandes centros urbanos, como é o caso do Rio de Janeiro. Restringindo-se ao bairro de Copacabana, o estudo objetiva evidenciar os desafios e perspectivas dos stakeholders afetados pelas medidas e quais foram as implicações delas para o cotidiano da cidade. Através de um questionário elaborado pela Doutora Leise Kelli de Oliveira, foram obtidas respostas tanto a respeito da caracterização da empresa, do recebimento, das restrições locais quanto dos desafios logísticos enfrentados. Os resultados dessa pesquisa foram analisados, junto a comentários feitos pelos entrevistados acerca das entregas de mercadorias e seus desafios. Com essas informações foi possível levantar pontos importantes que serão apresentados neste trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF