Título: | OPORTUNIDADE DE EXPOSIÇÃO DE MARCA NO VOO LIVRE NO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor(es): |
RENATO DE MELLO PRATES |
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Colaborador(es): |
MARINA DE CASTRO FRID - Orientador |
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Catalogação: | 17/MAI/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33910@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33910@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33910 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este estudo teve como objetivo investigar o potencial impacto da exposição de uma marca comercial na área de esporte voo livre (asa-delta e parapente) sobre o comportamento do consumidor para, consequentemente, caracterizar as oportunidades e as vantagens de exposição de marcas desse esporte na cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, foram realizadas uma pesquisa qualitativa com 10 instrutores de voo livre, do clube São Conrado de Voo Livre (CSCVL), bem como uma quantitativa com uma amostra de 99 praticantes ocasionais, moradores e turistas da cidade do Rio de Janeiro, potenciais consumidores. As pesquisas envolveram entrevistas semiestruturadas e uso de formulários com questões pré-estabelecidas, com foco na obtenção de dados que realçam ou não a oportunidade de negócio com a exposição de marca no esporte voo livre. Resultados revelaram que os entrevistados reconhecem o voo livre como área potencial para divulgação de marcas, e que faixa etária da adolescência aos 40 anos de idade, deve ser o foco principal do marketing.
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