Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A MATRIZ ELÉTRICA BRASILEIRA: FRAGILIDADES E SOLUÇÕES ENERGÉTICAS
Autor(es): GABRIELA RUBIAO DE MIRANDA
LIVIA MENDES MACHADO
Colaborador(es): ROBERTO PEIXOTO NOGUEIRA - Orientador
Catalogação: 14/MAR/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33278@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33278
Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar a matriz energética brasileira através da análise de seus componentes. Em nosso país possuímos as mais diversas fontes geradoras constituindo nossa matriz elétrica, neste trabalho estas fontes serão detalhadas e veremos, além de seus prós e contras, como elas se articulam e se conectam. Este estudo é motivado pelo interesse necessário da sociedade em fontes de energia limpas, renováveis e economicamente viáveis, assim como pela sua crescente preocupação com a escassez dos recursos hidrícos. Temos em nosso território uma disponibilidade e variedade enormes destas fontes de energia citadas anteriormente. Temos sol praticamente o ano inteiro, ventos fortes e constantes, grandes mudanças de marés além de longos e poderosos rios espalhados ao longo de um extenso território. Entendemos que, frente a isso, nosso setor energético precisa evoluir e se diversificar. Somos extremamente dependentes de nossos recursos hidrícos e isto torna nosso sistema elétrico frágil. É preciso interligar fontes e regiões diferentes para que possamos assim tornar nosso sistema mais complexo e moderno diminuindo assim sua fragilidade. Neste cenário, estudos como o nosso que apresentam um panorama geral são importantes e necessários.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF