Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: GESTAO ESTRATÉGICA NO MERCADO COMPETITIVO
Autor(es): GABRIELA BRUM MOREIRA FONSECA
GIOVANNA NOGUEIRA SA
Colaborador(es): ROBERTO PEIXOTO NOGUEIRA - Orientador
Catalogação: 14/MAR/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33277@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33277
Resumo:
O cenário atual de mercado relacionado ao avanço tecnológico vem sofrendo mudanças diariamente. Com isso, torna-se imprescindível que as empresas inovem suas estratégias de negócio de forma a se posicionarem frente à concorrência. Segundo Michael Porter (1986), o conceito de estratégia se define por um conjunto de ações tomadas por uma organização. Tais ações têm como objetivo criar uma posição de defesa enfrentando as forças competitivas no mercado buscando um maior retorno a partir de um investimento. Tendo por finalidade definir e compreender a gestão estratégica das companhias, foi realizado um estudo sobre importantes obras que possuem como foco principal explorar tais estratégias implementadas pelas organizações. Há diversos artigos e obras que contribuem para a interpretação do conceito de gestão estratégica de mercado. Sabendo da extensão e complexidade do assunto, neste projeto foi dado um destaque ao conhecimento das oito principais áreas de inteligência adotadas pelas empresas, assim como a importância do marketing. A partir deste estudo foi realizada uma análise do contexto atual de mercado de modo a se concluir que, devido aos avanços tecnológicos, o cenário está em constante mudança. Além disso, consumidores apresentam demandas cada vez mais voláteis, o que implica em uma necessidade de incessante reforma quanto as suas estratégias. Por fim, foi possível identificar um dos principais papéis que pode ser exercido pelo engenheiro de produção que se refere à habilidade de transformar os conceitos apresentados em planos de ação.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF