Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: VALIDAÇÃO DE MODELO PARA ANÁLISE ESTRUTURAL DE UM CHASSI DE KART
Autor(es): RENAN FERREIRA FRAGA WANDERLEY
Colaborador(es): MAURO SPERANZA NETO - Orientador
ALLAN NOGUEIRA DE ALBUQUERQUE - Coorientador
Catalogação: 09/MAR/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33244@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33244@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33244
Resumo:
De forma geral o kart possui bastante semelhança com um carro comum, contudo seu funcionamento é muito diferente. O kart não possui nem suspensões nem diferencial e por isso, ao entrar em uma curva, o chassi torce e deforma para que não haja arrastamento das rodas e com isso seja capaz de completar a curva. Portanto, é relevante estudar a estrutura do kart para que seja possível analisar seu comportamento e buscar melhorias para esta, de forma a aumentar seu desempenho em pista. Este trabalho propõe uma metodologia com o auxílio de dois softwares, SOLIDWORKS e MATLAB, para obter a matriz de rigidez do chassi através de simulações e testes. Com esta matriz consegue-se determinar os deslocamentos resultantes de quaisquer esforços que sejam aplicados em determinados pontos (juntas) da estrutura. Este método foi validado a partir de comparações com a solução analítica de diversos problemas. Assim, foi possível simular situações reais que ocorrem com o kart durante uma corrida como frenagem, aceleração e as deformações resultantes da realização de curvas. Utilizou-se o software para aplicar esforços referentes à transferência de carga que ocorre com veículos durante seu movimento. Ao estudar o comportamento da estrutura, com a aplicação dos esforços de transferência de carga, durante uma curva, foram verificados alguns comportamentos típicos de situações de corrida, como por exemplo, a perda de contato da roda traseira com o solo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF