Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: EFEITOS DA PRISONIZAÇÃO: A INEFICÁCIA DA PRISÃO COMO SANÇÃO PENAL
Autor(es): LUISA DE ARAUJO TAVARES
Colaborador(es): CARLOS RAYMUNDO CARDOSO - Orientador
Catalogação: 06/MAR/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33215@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33215
Resumo:
A presente monografia tem por objetivo demonstrar o antagonismo entre os dois mundos separados pelos muros do complexo penitenciário, bem como a maneira que os valores e padrões prisionais impregnam e afetam todos aqueles que integram a sociedade do cárcere - seja de forma temporária, seja mais duradoura. Dessa forma, o estudo inclui um decorrer histórico acerca da solidificação do caráter sancionatório da prisão, adquirido por demandas políticas e econômicas. As reflexões sobre o sistema retributivo-punitivo atual - muito distante de efetivar a tão visada ressocialização, por ser inatamente contraditório em suas finalidades -, com maior enfoque na realidade dos presídios brasileiros, deflagram a urgência de uma mudança de paradigma cultural, sugerindo-se a implementação de uma concepção de justiça restaurativa, sem descartar a inevitabilidade de um período de transição. Visto que a dinâmica restaurativa trabalha com ferramentas de autoimplicação, delinquentes com perfis psicopáticos revelam-se uma exceção, sendo imperioso o estímulo de neurônios-espelho na atividade cerebral desses indivíduos com carência de empatia.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF