Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA NO PROCESSO PENAL BRASILEIRO E A IMPROPRIEDADE DA EXECUÇÃO DA SENTENÇA PENAL CONDENATÓRIA PROFERIDA EM SEGUNDO GRAU DE JURISDIÇÃO
Autor(es): JASMINE LOUISE SOUTO LAVRADOR
Colaborador(es): VICTORIA AMALIA DE BARROS CARVALHO GOZDAWA DE SULOCKI - Orientador
Catalogação: 27/FEV/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33134@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33134
Resumo:
O objetivo do presente trabalho é fazer um apanhado acerca da presunção de inocência, realizando breve resgate histórico sobre o tema, para tratar da aparição dessa garantia no direito brasileiro, e seu desenvolvimento no momento da redemocratização do país com a Constituição de 1988, mostrando como se posiciona a presunção de inocência como um direito fundamental e uma garantia individual, e demonstrar sua instrumentalização no Estado Democrático de Direito. Pretende-se com isso, refinar o debate acerca desta garantia, para realizar uma análise precisa dos principais julgados do STF sobre a presunção de inocência. Com isso, o trabalho buscará refutar os argumentos jurídicos e políticos utilizados pelos Ministros do Supremos Tribunal Federal na decisão em que passam a autorizar a execução de sentença penal condenatória a partir do segundo grau de jurisdição.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF