Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DEFLEXÃO DE VASOS DE PRESSÃO SOB CARGAS VARIÁVEIS NO ESPAÇO: UMA ABORDAGEM NUMÉRICA
Autor(es): PEDRO RAFAEL GUARALDI DA SILVA
Colaborador(es): CARLOS ALBERTO DE ALMEIDA - Orientador
Catalogação: 21/FEV/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33066@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=33066@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.33066
Resumo:
O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um modelo matemático que represente as tensões e a deflexão de um vaso de pressão cilíndrico sob cargas internas variáveis ao longo do comprimento. Para atingir este objetivo, o trabalho seguiu três etapas: a preparação de um modelo físico associado, a representação deste modelo em um modelo algébrico utilizando métodos numéricos (diferenças finitas) e a implementação de um código de programação para a solução do modelo algébrico. Na preparação do modelo físico considerou-se: as equações de equilíbrio de forças agindo em um volume de controle definido em coordenadas cilíndricas; o tensor das deformações deste volume associado às tensões induzidas por um carregamento externo e as correspondentes relações constitutivas lineares para este volume de controle. Utilizou-se o método das diferenças finitas para transformar as equações diferenciais resultantes do modelo físico. Desta forma é possível representar no volume de controle contínuo as equações em uma malha discreta em pontos do domínio, reduzindo-se as equações diferenciais à forma algébrica. A implementação do código para resolver o modelo algébrico resultante é feita no ambiente do programa MATLAB, utilizando-se os pacotes disponíveis para a formação e solução de sistemas lineares. Testes numéricos para o caso de cilindros de paredes espessas e paredes finas estão apresentados ao final do trabalho. Comparando-se os resultados obtidos com as soluções analíticas respectivas, comprova-se a eficácia e acurácia do modelo considerado, indicando a sua robustez para a análise de problemas mais complexos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF