Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ASSERTIVIDADE NAS PROJEÇÕES DE INFLAÇÃO VIA BOLETIM FOCUS VS. INFLAÇÃO IMPLÍCITA
Autor(es): PEDRO ANTONIO BAGGIO B OCCHIALINI
Colaborador(es): RAFAEL IGREJAS DA SILVA - Orientador
Catalogação: 07/FEV/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32947@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32947
Resumo:
Nos últimos anos, o IPCA – Índice de Preços do Consumidor Amplo – veio ganhando notoriedade como o indicador oficial para mensurar a inflação no Brasil. Com a necessidade por parte dos agentes econômicos de melhor prever o IPCA, para programação financeira, estabilização do índice, proteção para eventuais descontroles da inflação, ou qualquer outra necessidade de conhecimento prévio do índice de preço, foram surgindo diferentes metodologias para apurar e prever a inflação para diferentes horizontes de tempo. O trabalho em questão compara dois modelos de previsão de inflação. Um deles é a pesquisa de mercado, realizada pelo Banco Central e divulgada semanalmente através do Boletim Focus. Outra forma é através da inflação implícita, no qual é extraído a previsão de inflação embutida nos títulos públicos, através do diferencial de taxa de um título indexado a inflação e um título prefixado. Os resultados mostram que o menor erro quadrático médio (EQM) no período de 2007 até março de 2017 foi o modelo via inflação implícita.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF