Título: | PATROCÍNIO DO TERCEIRO SETOR NO FUTEBOL BRASILEIRO | ||||||||||||
Autor(es): |
JOAO CID VARELA NERI MADEIRA |
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Colaborador(es): |
MARCELA MELO AMORIM - Orientador |
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Catalogação: | 16/JAN/2018 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32696@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32696@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32696 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O futebol brasileiro vem apresentando grande avanço na sua gestão. Os
clubes estão cada vez mais preocupados em profissionalizar a administração. Um
dos grandes pilares dessa nova gestão é o investimento em marketing. Hoje, os
gestores buscam diversas novas estratégias de marketing para atrair recursos
para os clubes. Porém, o patrocínio master de camisa ainda é umas das maiores
fontes de renda. O Patrocínio pode ser feito tanto por grandes empresas privadas
que visam lucro, segundo setor, como por empresas sem fins lucrativos do terceiro
setor. Entretanto, o dinamismo e a forma rentabilização são diferentes. Este
trabalho tem como objeto de estudo analisar a viabilidade e rentabilidade de um
clube ser patrocinado por uma empresa do terceiro setor.
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