Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PROCESSO DE AMERICANIZAÇÃO DO BRASIL 1920-1945
Autor(es): JOAO FELIPE ALBUQUERQUE CORBELLINI
Colaborador(es): MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA - Orientador
Catalogação: 02/JAN/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32528@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32528
Resumo:
Esse trabalho aborda como e porque o processo de americanização se deu no Brasil, baseando-se na análise sobre um de seus principais veículos na década de 40, a revista Seleções da Reader s Digest. Através da documentação primária, vemos como os valores americanos conseguiam adquirir aceitação na sociedade brasileira, adquirindo grande positividade. Procuro entender nessa monografia como a visão de civilização europeia começou a ser substituída por uma visão norte-americana pela elite brasileira, baseada na prosperidade advinda do mercado de consumo. Para entendermos essa reformulação de visão, é preciso dizer os choques que a Primeira Guerra Mundial representou no imaginário das elites, o que resultou em uma crítica aos valores europeus, principalmente no caso da Alemanha, quando se observava a grande destruição que a Europa passou após o conflito, além de sua grande taxa de morticínio. A Primeira Guerra Mundial representou uma mudança clara de paradigmas: a razão, atrelada antes ao movimento constante em rumo ao progresso passou a ser repensada pelas sociedades modernas. A substituição da exemplaridade europeia pela dos Estados Unidos como projeto civilizatório geraria a intensificação da americanização no Brasil.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF