Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A PREFERÊNCIA DOS CONSUMIDORES NAS COMUNICAÇÕES COM EMPRESAS
Autor(es): CAROLINA D ARCANCHY NOBREGA DE SOUZA
Colaborador(es): MARINA DE CASTRO FRID - Orientador
Catalogação: 02/JAN/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32524@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32524@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32524
Resumo:
O objetivo deste trabalho é entender as preferências dos consumidores brasileiros de idades variadas, nas classes A e B, em relação à comunicação com empresas, mantendo como principais focos de estudo: compra de produtos/agendamento de serviços e reclamações/resoluções de problemas. Foi realizada uma pesquisa de campo exploratória qualitativa no grupo em questão e seus resultados foram analisados sob o embasamento de três principais teorias: teoria dos nativos e imigrantes digitais, cibercultura e convergência digital. As principais conclusões foram: (1) a idade, surpreendentemente não influenciou nas preferências, (2) todo o grupo prefere iniciar comunicações com empresas via internet através de sistemas de mensagens síncronas e receber comunicações de empresas via internet através de sistemas de mensagens assíncronas, e (3) apenas no caso de emergências ou necessidades imediatas apareceu a preferência pelo canal telefônico.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF