Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PROJETO DE AMPERÍMETRO BASEADO EM SENSORES GMI PARA MEDIÇÃO DA CORRENTE DE FUGA EM PARA-RAIOS
Autor(es): RENATO DE OLIVEIRA GABRIEL
Colaborador(es): CARLOS ROBERTO HALL BARBOSA - Orientador
EDUARDO COSTA DA SILVA - Orientador
Catalogação: 20/DEZ/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32412@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32412@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32412
Resumo:
Este Projeto Final visa à elaboração de um projeto preliminar de um amperímetro sem contato baseado em sensores GMI (magneto impedância gigante) para medição de correntes de fuga em para-raios. Inicialmente, foi realizado um estudo das curvas de caracterização da variação da impedância com a intensidade do campo magnético externo, previamente medidas para fitas GMI, como base para o modelo computacional. Em seguida, foi adaptado para esta aplicação específica um circuito de excitação e polarização da fita previamente desenvolvido na dissertação de Mestrado em Metrologia de Pedro Alejandro Duarte Riveros [1], de modo a obter uma tensão de saída diretamente proporcional à intensidade da corrente de fuga. Ao longo do desenvolvimento, é apresentada uma explicação detalhada sobre o funcionamento de cada módulo do circuito, bem como o resultado das simulações computacionais, realizadas em TOPSPICE, contendo comentários relevantes à compreensão dos resultados. Na sequência, a resolução do transdutor magnético desenvolvido é estimada a partir de dados medidos anteriormente da densidade espectral de ruído sendo, então, comparada à resolução necessária para uma medição confiável de correntes de fuga típicas em para-raios, da ordem de poucos miliamperes. Os resultados comprovam a possibilidade de utilização do magnetômetro, contanto que o mesmo seja implementado na configuração gradiométrica, gerando respostas consideravelmente satisfatórias para o fim para o qual foi idealizado.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF