Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: APRIMORAMENTO DE AMPERÍMETROS SEM CONTATO POR APROXIMAÇÃO BASEADOS EM SENSORES GMR
Autor(es): DANIEL PRADO DE MAGALHAES
Colaborador(es): CARLOS ROBERTO HALL BARBOSA - Orientador
EDUARDO COSTA DA SILVA - Coorientador
Catalogação: 20/DEZ/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32410@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32410@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32410
Resumo:
Medições não invasivas de corrente elétrica são feitas por amperímetros do tipo alicate, que tradicionalmente são usados para diversas aplicações de engenharia elétrica. A partir do campo magnético gerado pelo condutor a ser medido, tais dispositivos inferem a corrente que passa por eles. Alguns dos amperímetros baseados em sensores do tipo bobina são restritos à medição de correntes alternadas. Porém, há versões que medem correntes contínuas, e são baseadas nos sensores de efeito Hall. Este trabalho apresenta o projeto e o aprimoramento de um protótipo desenvolvido anteriormente, de um amperímetro sem contato baseado em magnetômetros comerciais do tipo magnetorresistência gigante (GMR), capaz de medir correntes elétricas alternadas e contínuas, além de inferir a distância entre o sensor e o condutor a ser medido.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF