Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ESTUDO DO IMPACTO DO EL NIÑO OSCILAÇÃO SUL NA GERAÇÃO HÍDRICA NO BRASIL
Autor(es): RAPHAEL AUGUSTO PROENCA ROSA SAAVEDRA
Colaborador(es): ALEXANDRE STREET DE AGUIAR - Orientador
CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - Coorientador
Catalogação: 11/DEZ/2017 Língua(s): INGLÊS - ESTADOS UNIDOS
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32290@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32290@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32290
Resumo:
Usinas que utilizam recursos renováveis para produzir energia elétrica, como as grandes centrais hídricas e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), compreendem a maior parte da matriz elétrica brasileira, mas suas gerações possuem incertezas associadas a fatores hidrológicos. A descrição adequada dessas incertezas futuras é de fundamental importância para uma análise criteriosa dos riscos inerentes à produção de fontes renováveis. Dentre essas incertezas, destacamos a possibilidade de que fenômenos climáticos de larga escala, em especial o El Niño Oscilação Sul (ENOS), afetem consideravelmente a geração hídrica. Motivados por essa hipótese, utilizamos modelos GAS (Generalized Autoregressive Score) com o objetivo de estimar o impacto do ENOS na Energia Natural Afluente, que serve como indicador da capacidade de geração hídrica mensal em cada uma das regiões do Brasil. Baseado em simulações, nosso modelo indica um efeito de até 11 por cento do ENSO nas ENAs, dependendo da região brasileira analisada.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF