Título: | INOVAÇÃO DE PRODUTOS E PROCESSOS: UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS MÉDICO-HOSPITALARES | ||||||||||||
Autor(es): |
LARA RODRIGUES SILVA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 25/OUT/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31845@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31845 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A inovação se tornou um tema amplamente abordado na literatura, pois constitui uma importante vantagem competitiva para as empresas. A maior parte dos estudos, entretanto, foca em empresas de grande porte com processos de desenvolvimento de novos produtos bem estruturados, o que não reflete a realidade das companhias brasileiras. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo estudar a inovação em uma empresa de médio porte do setor de equipamentos médico-hospitalares. Esse setor é marcado pela disparidade entre o sistema público e privado, intensa fiscalização e tradicionalismo, fatores que podem se tornar empecilhos no processo de inovação, uma vez que o tornam mais complexo, caro e demorado. Além disso, a atuação de multinacionais, líderes do segmento, é uma barreira de entrada significativa para as pequenas e médias empresas nacionais, que fornecem produtos alternativos de menor custo. Ainda assim, a empresa analisada alcançou níveis relevantes de inovação. A inovação de produto predomina, porém é possível identificar inovações de serviços e processos. Em sua maioria, são inovações incrementais avançadas ou imitações, característica típica de países subdesenvolvidos. Foi percebido também que o processo de inovação ocorre baseado nas tendências do mercado – e, não, pela geração de novos conhecimentos científicos e tecnológicos – e que as relações com usuários, fornecedores, incubadoras e agências de fomento tiveram papel relevante no desenvolvimento do mesmo e da empresa. Os objetivos do trabalho serão atingidos através de um estudo de caso único, cuja coleta de dados foi baseada em fontes documentais e em entrevistas semi-estruturadas com funcionários da empresa. Para analisar as evidências obtidas foi utilizada a estratégia de comparação com o referencial teórico.
|
|||||||||||||
|