Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: IMPACTO DOS NEGÓCIOS BASEADOS EM ECONOMIA COMPARTILHADA NOS NEGÓCIOS TRADICIONAIS: CASO DO SERVIÇO DE TÁXI POR OPOSIÇÃO AO UBER
Autor(es): NICOLLAS DAVID DE RESENDE
MARIA MARIAH FULCO DO REGO BARROS
Colaborador(es): HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - Orientador
Catalogação: 18/OUT/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31776@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31776
Resumo:
Contextos de crise econômica geram inevitáveis impactos na forma e nos níveis de consumo de produtos, bens e serviços, bem como nos modelos vigentes de negócios. A dinâmica empreendedora tende a desenvolver e oferecer novas opções e modelos de negócios dentro da lógica do que Schumpeter (1982) denominou de inovação destrutiva. Essa teoria justifica as tensões que vêm ocorrendo no mercado regulamentado de transporte particular de passageiros (serviços de táxi) com a entrada da empresa UBER no mercado. Considerando esse cenário, o objetivo desta pesquisa é constatar se a categoria profissional de taxistas se predispõe a agregar outros tipos de serviços de transporte, além daquele que já realiza, identificando também possibilidades de reaproveitamento dos pontos de taxi já existentes para a prestação desses serviços. Realizamos uma pesquisa exploratória, do tipo levantamento, em 56 taxistas da região da Barra da Tijuca, município do Rio de Janeiro. A seleção da amostra foi não-probabilística (por conveniência). O instrumento de coleta de dados foi um questionário aplicado com o auxílio dos pesquisadores. Os resultados coletados permitiram inferir que o grupo de taxistas investigado mostrou-se receptivo face à possibilidade de realizar outros serviços de transportes, concomitante ou não, com o transporte particular de passageiros.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF