Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: LEAN COM FOCO EM HEALTHCARE: REFERENCIAL TEÓRICO E ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO DE MATERIAIS E ESTERILIZAÇÃO HOSPITALAR
Autor(es): GIOVANA GELUDA
REBECA HECHTMAN
Colaborador(es): ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Orientador
Catalogação: 16/OUT/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31752@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31752
Resumo:
A filosofia Lean representa um novo paradigma de gestão capaz de responder aos novos desafios que o mundo atual enfrenta. O propósito desta metodologia é, através de processos simples, arranjar uma maneira de emagrecer a entidade do desperdício tornando-a mais flexível e focada no cliente. Este modelo é centrado na eliminação de desperdícios, no envolvimento dos funcionários na produção e no esforço de melhoria contínua, visando a redução de custos e o aumento da produtividade. Com a forte demanda no setor da saúde no Brasil no sentido de uma redução sistemática dos custos, com a exigência de um aumento nos níveis de qualidade e eficiência dos serviços prestados e com a necessidade de expandir o potencial de atendimento, algumas organizações de saúde começam a adotar novas metodologias de gestão que contam com a melhoria de processos para alcançarem estes objetivos. Este trabalho objetiva apresentar ideias relacionadas ao pensamento enxuto (Lean) destacando conceitos encontrados na literatura, mais especificamente, o mapeamento de fluxo de valor, além de realizar a análise de um caso prático. A bibliografia estudada estendeu-se desde o surgimento do Lean nas fábricas até sua aplicação mais recente em serviços, com ênfase no setor de saúde. O estudo de caso foi conduzido no Centro de Materiais e Esterilização do Hospital Quinta D Or (HQD, Rio de Janeiro, Brasil), visando otimizar os recursos e reduzir os desperdícios neste fluxo, sem que isso afete a qualidade da prestação de serviço e sempre mantendo o foco no cliente final. De forma específica, o estudo contribuiu ao HQD com o mapa de fluxo de valor atual e futuro do processo de esterilização de materiais do mesmo. O último foi construído a partir da identificação dos principais problemas enfrentados neste processo e das sugestões de melhorias. Além disso, as propostas também visaram melhorar a qualidade do serviço prestado aos pacientes, o que pode ser visto como uma contribuição aos mesmos. De forma mais abrangente, o estudo teve a possibilidade de contribuir para a aquisição de conhecimento para iniciar uma busca pela melhoria de processos e eficiência em ambientes hospitalares, permitindo que instituições de saúde que contemplem o tratamento de pacientes cirúrgicos possam enxergar alguns problemas muitas vezes ocultos no seu cotidiano.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF