Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE FILAS EM UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO ATRAVÉS DE UM MODELO DE SIMULAÇÃO
Autor(es): FERNANDO ARGOLO DORNELES
JONATHAN NOBREGA F DE M MARINHO
Colaborador(es): ROBERTO CINTRA MARTINS - Orientador
Catalogação: 11/OUT/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31739@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31739
Resumo:
Este trabalho contempla um estudo para compreender o funcionamento e sugerir possíveis melhorias no sistema de filas dos caminhões do centro de distribuição do E-Commerce do Wal-Mart, uma rede de lojas com uma vasta seleção de alimentos, roupas, utensílios domésticos e eletrônicos. Localizado em Betim, no estado de Minas Gerais, está posicionado estrategicamente para atender o estado e parte da região sudeste. O centro de distribuição passa por dois grandes problemas em relação à operação. O primeiro diz respeito à ociosidade de suas docas, que durante grande parte do ano ficam inutilizadas devido à baixa demanda por produtos. O segundo problema está relacionado à fila gerada com a chegada dos caminhões no local. Assim, faz-se necessário o entendimento da complexidade do sistema para que a excelência operacional seja alcançada. Para isso, deve-se obter controle e eficácia nos processos de movimentação de produtos, a fim de melhorar a qualidade do atendimento e reduzir possíveis custos. Inicialmente, foi abordada uma contextualização do assunto, reportando a evolução das vendas realizadas através da internet (e-commerce), o surgimento dos centros de distribuição e a importância da criação de sistemas eficientes para atender os clientes. Em paralelo, foi realizado um estudo detalhado sobre a Teoria das Filas para que pudesse ser aplicado ao objeto de estudo analisado. Dados sobre os caminhões no centro de distribuição de Betim foram coletados ao longo de três meses e em seguida realizou-se o tratamento desses dados para evitar possíveis desvios na análise. Através deste material, que serviu de base para a construção do modelo, foi possível estabelecer premissas e definir parâmetros necessários para a simulação. Com auxílio do software Arena, foi possível obter as distribuições de probabilidade que melhor se adequam para as variáveis estudadas. A análise foi feita através de algumas simulações, com o objetivo de investigar diferentes cenários que poderiam trazer melhorias para o funcionamento do centro de distribuição. Primeiro, foi simulado o caso que representa a realidade do centro de distribuição atualmente, e outros cenários foram investigados, alterando a quantidade de servidores no processo de atendimento. Desta forma, tornou-se possível a comparação de indicadores operacionais, propondo melhorias no sistema com a escolha de um cenário simulado.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF