Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ANÁLISE NUMÉRICA DO ESCOAMENTO PARA AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO DE ANEURISMA DE AORTA ASCENDENTE
Autor(es): GUSTAVO DE MENEZES GERALDO
Colaborador(es): ANGELA OURIVIO NIECKELE - Orientador
BRUNO ALVARES DE AZEVEDO GOMES - Coorientador
Catalogação: 26/SET/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31565@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31565@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31565
Resumo:
O aneurisma de aorta está entre as 20 causas de morte mais frequentes em seres humanos, com incidência de, aproximadamente, 1 a cada a 10000 pessoas. A detecção do aneurisma de aorta é fundamental no tratamento e redução da letalidade dessa patologia, uma vez que complicações são eventos catastróficos. O aneurisma de aorta ascendente é, geralmente, uma patologia que não apresenta sintomas, sendo descoberta de forma acidental durante a realização de exames de imagem com outras indicações clínicas. A investigação da influência da velocidade do jato de entrada da aorta, distribuição de pressão e tensão de cisalhamento na estrutura endotelial de pacientes que, em determinado intervalo temporal, não apresentaram significativa dilação aneurismática, pode auxiliar na identificação de padrões de escoamento para surgimento e evolução da doença. Neste estudo, realizou-se uma simulação numérica utilizando o software comercial Fluent para determinação do escoamento em dois pacientes, submetidos a tomografia computadorizada em datas consecutivas. Analisou-se os campos de pressão e tensão de cisalhamento nas paredes da aorta, pois altos valores dessas grandezas são vitais para o surgimento e desenvolvimento da patologia. Além disso, verificou-se que uma leve alteração na geometria do modelo aórtico, apesar de modificar o perfil de velocidade e pressão ao longo do escoamento, não é o suficiente para que exista um crescimento significativo do aneurisma, devido à manutenção dos campos de pressão e tensão de cisalhamento nas paredes da aorta.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF