Título: | DIMENSIONAMENTO DOS TROCADORES DE CALOR DE UM SISTEMA CONDICIONADOR DE AR PARA ÔNIBUS COM BAIXO IMPACTO AMBIENTAL | ||||||||||||
Autor(es): |
VERONICA DA ROCHA WEAVER |
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Colaborador(es): |
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - Orientador |
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Catalogação: | 25/SET/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31550@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31550@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31550 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho propõe um sistema condicionador de ar para um ônibus urbano implementando um refrigerante de quarta geração, HFO-1234yf como substituto para o R-134a. É proposta uma nova configuração do sistema, em virtude da leve flamabilidade do novo refrigerante, para garantir a segurança do motorista e passageiros. A configuração proposta é de um sistema de refrigeração indireto, na qual o ciclo primário ou o ciclo de compressão de vapor, onde circula o refrigerante, é confinado ao compartimento do motor, e é estudada a implementação de nanofluidos para o loop secundário.A partir de pesquisas na literatura, e com auxílio do software Engineering Equation Solver, foi realizado o dimensionamento dos trocadores de calor do sistema proposto.
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