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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Estatística
Título: DIMENSIONAMENTO DOS TROCADORES DE CALOR DE UM SISTEMA CONDICIONADOR DE AR PARA ÔNIBUS COM BAIXO IMPACTO AMBIENTAL
Autor(es): VERONICA DA ROCHA WEAVER
Colaborador(es): JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - Orientador
Catalogação: 25/SET/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31550@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31550@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31550
Resumo:
O presente trabalho propõe um sistema condicionador de ar para um ônibus urbano implementando um refrigerante de quarta geração, HFO-1234yf como substituto para o R-134a. É proposta uma nova configuração do sistema, em virtude da leve flamabilidade do novo refrigerante, para garantir a segurança do motorista e passageiros. A configuração proposta é de um sistema de refrigeração indireto, na qual o ciclo primário ou o ciclo de compressão de vapor, onde circula o refrigerante, é confinado ao compartimento do motor, e é estudada a implementação de nanofluidos para o loop secundário.A partir de pesquisas na literatura, e com auxílio do software Engineering Equation Solver, foi realizado o dimensionamento dos trocadores de calor do sistema proposto.
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