Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: DIMENSIONAMENTO DOS TROCADORES DE CALOR DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO PARA ÁGUA GELADA COM FLUIDO BASE R-410A E COM UM REFRIGERANTE ALTERNATIVO R-32
Autor(es): THIAGO QUINTANILHA CELANO
Colaborador(es): JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - Orientador
Catalogação: 25/SET/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31542@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31542@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31542
Resumo:
A indústria de refrigeração tem ampliado e intensificado as pesquisas na área de fluidos refrigerantes com baixo GWP, visando reduzir o impacto ambiental e melhorar a performance de componentes de condicionadores de ar e refrigeração em geral. A necessidade pela busca de novos refrigerantes demanda dados de desempenho e propriedades que representam uma questão importante para estudos mais detalhados. A substituição do R-410A, não é tarefa fácil, pois possui características como bom transporte de propriedades térmicas e alta capacidade volumétrica de refrigeração. O relatório da AHRI, Air-Conditioning, Heating, and Refrigeration Institute, fonte de nosso estudo, investiga esta substituição, operando um chiller de água gelada originalmente carregado com R-410A e posteriormente substituído pelo refrigerante R-32 de baixo GWP. Para a realização dos testes pela AHRI, inicialmente foram instalados termopares e sensores de pressão, na entrada e saída dos componentes do sistema, assim como um medidor de fluxo eletromagnético para medir o fluxo volumétrico da água, cujos dados estão dispostos mais adiante. O ciclo termodinâmico fechado, as respectivas curvas do sino e o modelo matemático, foram reproduzidos no presente trabalho via programa computacional, EES, cujas propriedades dos fluidos encontram-se em sua biblioteca. Segundo o relatório da AHRI, os testes foram conduzidos com alguns parâmetros pré-estabelecidos como vazão mássica da água e temperatura de descarga, por questões de segurança. Após obtenção do balanço energético, faremos uma análise baseada no dimensionamento dos trocadores, comparando os fluidos refrigerantes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF