Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A INFLUÊNCIA DA CONVECÇÃO NATURAL NA DEPOSIÇÃO ASSIMÉTRICA DE PARAFINA EM DUTOS HORIZONTAIS DE SEÇÃO ANULAR
Autor(es): ANNA CAROLINA GOMES DA COSTA
Colaborador(es): ANGELA OURIVIO NIECKELE - Orientador
Catalogação: 22/SET/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31523@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31523@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31523
Resumo:
O processo de deposição de parafina causa grandes prejuízos financeiros a indústria petroleira. Por isso, estudos voltados a previsão da formação dos depósitos de parafina é um dos principais temas de estudo para garantia de escoamento. O óleo quando ainda dentro do reservatório se encontra em equilíbrio a altas temperaturas [aproximadamente 60 graus Celsius] com a parafina dissolvida no petróleo. No entanto, com o início da produção, o transporte do óleo é feito em tubulações de centenas de quilômetros, com muita frequência no fundo do mar, em água fria [aproximadamente 4 graus Celsius]. A solubilidade da parafina a baixas temperaturas é reduzida, dessa forma, a parafina sai de solução e se difunde em direção as paredes da tubulação, onde deposita, bloqueando a passagem de óleo. Sendo assim, esse depósito de parafina diminui a produtividade do poço e aumenta os gastos com medidas para remediar o problema, como por exemplo, a utilização de operação de pigging, i.e., passagem de equipamento chamado PIG para a retirada dos depósitos. O presente trabalho visa investigar numericamente, utilizando o software comercial Ansys CFX, a influência da convecção natural na determinação da espessura do depósito, em dutos horizontais anulares. O processo de deposição considerado consiste em assumir que o óleo se comporta como um fluido de Bingham, com tensão limite de escoamento dependente da temperatura. Verificou-se que a espessura do depósito é maior na parte inferior do duto anular, onde o fluido é mais frio devido aos efeitos da convecção natural, concordando com observações experimentais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF