Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: EDUCAÇÃO ESTÉTICA NOS ANOS DE APRENDIZADO DE WILHELM MEISTER
Autor(es): JOSÉ LUIZ COELHO RANGEL JUNIOR
Colaborador(es): HENRIQUE ESTRADA RODRIGUES - Orientador
Catalogação: 20/SET/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31496@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31496
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo estudar o debate Estético-filosófico, presente no meio letrado germânico, na virada do século XVIII, e a recepção alemã de Shakespeare a partir da leitura do romance Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, escrito por Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), e publicado em duas partes entre 1795 e 1796. Obra que começou a ser escrita em 1777 e levara quase vinte anos para chegar a sua forma final. Os últimos anos que antecederam a publicação do romance foram os mais produtivos para o autor alemão, pois, justamente neste período, contou com a contribuição de seu amigo Friedrich Schiller (1759-1805). Os dois autores são considerados os principais representantes do Sturm und Drang – movimento literário pré-romântico tipicamente alemão –, normalmente traduzido para o português como Tempestade e Ímpeto. Apesar de terem se conhecido, eventualmente, em 1788, foi somente em 1794 que começaram a desenvolver laços mais estreitos de amizade. A relação entre os dois amigos ficou documentada numa série de correspondências, trocadas entre 1794 e 1803. Nestas cartas, pode-se observar o próprio desenvolvimento do romance em destaque, cujos comentários de Schiller foram, em larga medida, tomados por Goethe na produção de seu texto definitivo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF