Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ANÁLISE POR TOMOGRAFIA DA PROPAGAÇÃO DE TRINCAS EM METAL DE SOLDA SUBAQUÁTICA MOLHADA
Autor(es): TIAGO MATOS DOS SANTOS
Colaborador(es): SIDNEI PACIORNIK - Orientador
VALTER ROCHA DOS SANTOS - Orientador
Catalogação: 19/SET/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31475@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31475
Resumo:
Durante o processo de soldagem subaquática molhada, o metal de solda pode apresentar trincas oriundas da grande disponibilidade hidrogênio. Estas trincas normalmente teriam um impacto deletério sobre a ductilidade do material. No entanto, ensaios de dobramento neste tipo de material têm mostrado uma resposta muito superior ao esperado, levando à especulação de que ocorram processos de bloqueio da propagação das trincas geradas no ensaio pelas trincas transversais pré-existentes. Utilizou-se a microtomografia de raios-x, microCT, para acompanhar, em 3D, a propagação e a formação de trincas em corpos de prova submetidos a ensaios mecânicos com deformação acumulativa, analisando o possível fenômeno de intertravamento de trincas. Os resultados obtidos permitiram concluir que as trincas pré-existentes travam o desenvolvimento das trincas geradas pelo ensaio de dobramento. Além disso, o comprimento das trincas originadas pela operação de soldagem não apresentou variação, ou seja, as trincas não se propagaram ao longo dos ensaios mecânicos. As trincas pré-existentes não são prejudiciais ao ensaio de dobramento, opondo-se ao que se espera de uma amostra com trincas ao ser flexionada.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF