Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: DE ALUNOS A CONSUMIDORES: A METÁFORA ALUNO-CONSUMIDOR APLICADA AO ENSINO SUPERIOR
Autor(es): PEDRO HENRIQUE TENORIO DE SARVAT
Colaborador(es): FLAVIA DE SOUZA COSTA NEVES CAVAZOTTE - Orientador
Catalogação: 29/AGO/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31238@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31238@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31238
Resumo:
Esta pesquisa examina o fenômeno da orientação para o consumidor em alunos de Instituição de Ensinos Superior (IES) e analisar empiricamente se, e em que nível, alunos de uma faculdade particular de Administração de Empresas do Rio de Janeiro manifestam expectativas em relação ao serviço educacional oferecido que os caracterizariam como consumidores. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com 100 estudantes, baseada na aplicação do questionário de experiências educacionais desenvolvido e validado por Koris e Nokelainen (2015). Com base nos resultados obtidos, o trabalho apresenta as categorias na qual se manifestam de forma mais evidente as expectativas dos alunos em serem tratados como consumidores, e analisa as suas implicações sobre a relação aluno X professor e aluno X instituição de ensino.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF