Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA PARA ENSAIOS COM POLÍMEROS REDUTORES DE ATRITO
Autor(es): THOMAZ DA CUNHA TEIXEIRA
Colaborador(es): IGOR BRAGA DE PAULA - Orientador
Catalogação: 24/AGO/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31177@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31177@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31177
Resumo:
A redução de atrito em um escoamento turbulento é um tema de enorme interesse para inúmeras áreas da engenharia, uma vez que reduzir o atrito em sua essência significa, basicamente, reduzir as perdas de energia indesejadas. Devido à importância econômica do problema, diversas metodologias vêm sendo estudadas. Dentre as diversas soluções propostas na literatura, uma se destaca que é a utilização de baixas concentrações de polímero ao longo dos anos com o objetivo de reduzir o arrasto no escoamento. Após perceber que este método pode ser de fato bastante eficaz para tal finalidade, diversos autores vêm tentando esclarecer os fenômenos físicos que vêm a causar a redução do atrito. Um dos inconvenientes do uso da técnica é que os polímeros perdem eficiência e sofrem degradação ao longo de tubulações ou quando passam por bombas, válvulas, restrições, dentre outros dispositivos. Na literatura, ainda não há um consenso sobre como essa degradação ocorre e com qual taxa. Sendo assim, buscou-se nesse trabalho projetar, construir e testar um aparato experimental para estudar a degradação de polímeros em tubulações. O aparato proposto permite o escoamento do fluido sem passar por sistemas de bombeamento. Testes foram realizados para avaliação da redução de arrasto com o aparato e os resultados são reportados neste trabalho. Os resultados sugerem que a degradação do polímero atinge uma saturação com o tempo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF