Título: | HISTÓRIA, MEMÓRIA E TRADIÇÃO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO DISCURSO DOS CONSUMIDORES | ||||||||||||
Autor(es): |
MARINA PETRUS TANNURI |
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Colaborador(es): |
LUIS ALEXANDRE GRUBITS DE PAULA PESSOA - Orientador |
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Catalogação: | 23/AGO/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31155@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31155@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31155 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Nos últimos anos, os temas História, Memória e Tradição vêm sendo utilizados estrategicamente pelas organizações como forma de fortalecer a marca e a identidade das empresas no mercado; de contribuir para a gestão de uma melhor comunicação interna e externa; e de desenvolver mecanismos que viabilizem o autoconhecimento da organização por meio do resgate de processos, princípios e valores empresariais. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva estudar quais significados os consumidores percebem no uso dos temas história, memória e tradição pelo discurso publicitário veiculado na mídia de massa brasileira. Para tal, foram realizados dois grupos de foco, com o total de nove sujeitos cada, tendo os dados sido tratados com técnicas de análise de conteúdo. O resultado do estudo mostra que o discurso dos consumidores sobre o tema é marcado mais pela reflexão sobre a credibilidade dos anúncios do que por traços de nostalgia. Finalmente, a conciliação entre a tradição e a inovação foi considerada positiva pelos sujeitos pesquisados.
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