Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: SIMULAÇÃO DA DINÂMICA DO VEÍCULO BAJA SAE MODELADO POR DIAGRAMA DE BLOCOS
Autor(es): MARCELO WALTER TRISTAO
Colaborador(es): MAURO SPERANZA NETO - Orientador
RICARDO TEIXEIRA DA COSTA NETO - Coorientador
Catalogação: 08/AGO/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30888@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30888@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30888
Resumo:
Este trabalho demonstra o desenvolvimento de um modelo matemático do veículo da Equipe Reptiles Baja Puc-Rio, com o intuito de fornecer à equipe uma ferramenta poderosa para a otimização e desenvolvimento de protótipos para a competição Baja SAE. O modelo matemático é desenvolvido por meio da metodologia de cadeia cinética, ou multicorpos, e para tal utiliza a ferramenta SimeMechanics presente no software MATLAB em interação com os modelos dos subsistemas presentes do veículo, tais como, amortecedor, pneu, freio, e trem de força, que são desenvolvidos no Simulink, uma ferramenta para simulação, usando diagrama de blocos, de sistemas dinâmicos do MATLAB. O principal objetivo do modelo matemático é a análise da dinâmica da direção e suspensão do protótipo em condições similares às que os veículos são expostos nas competições de Baja SAE. Desta maneira, os modelos de trem de força, freio e resistência aerodinâmica são simplificados. Os amortecedores do veículo são do tipo telescópico, e são dotados de mola pneumática e amortecedor fluido, e para representa-los é desenvolvido um modelo termodinâmico, validado por meio de ensaio de tração. Devido à diversidade de obstáculos presente nas competições de Baja SAE, é desenvolvido um modelo de pneu tridimensional capaz de simular o fenômeno físico da interação com diversos tipos de obstáculos e para o cálculo das forças de atrito, utilizando-se a Formula Magica de Pacejka.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF