Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: CAPITAL DE RISCO: CONCEITOS E MECANISMOS DE SAÍDA
Autor(es): BARBARA ELENA GOMES DE AGUIAR
Colaborador(es): FRANCISCO ANTUNES MACIEL MUSSNICH - Orientador
Catalogação: 03/AGO/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30815@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30815
Resumo:
O presente trabalho monográfico tem por escopo a análise da estrutura organizacional das modalidades mais conhecidas do investimento de capital de risco, o Private Equity e o Venture Capital (PE/VC). Após uma breve exposição da análise histórica destes segmentos, no Brasil e nos Estados Unidos, são apresentadas as principais características desta indústria - que a tornam inovadora, quando comparada com qualquer outra forma de investimento ou financiamento existente no mercado nacional e internacional. Para fins de diferenciação entre os dois segmentos, são apresentados os diferentes estágios de desenvolvimento dos empreendimentos alvo desta indústria, e em seguida, apresentadas as fases do ciclo de investimento do PE/VC. Por fim, são apresentados os métodos de desinvestimento ou saída do investimento de risco, momento em que há a maximização dos lucros, e consequentemente, momento crucial para todos os agentes envolvidos no investimento. Por fim, são analisados os mecanismos contratuais de saída/liquidez, que têm como objetivo possibilitar que o desinvestimento seja realizado conforme planejado pelo gestor do veículo de investimento no início do ciclo de investimento, e conforme acompanhado durante toda a permanência do veículo de PE/VC na empresa investida.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF