Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ANÁLISE DA CAPACIDADE DE CONVERSÃO FOTOVOLTAICA DE TRÊS TECNOLOGIAS DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS SOB DIFERENTES CONDIÇÕES SOLARIMÉTRICAS E DE SOMBREAMENTO
Autor(es): LUCAS MATOS DE MELLO
Colaborador(es): CARLOS ROBERTO HALL BARBOSA - Orientador
MAURICIO NOGUEIRA FROTA - Coorientador
Catalogação: 01/AGO/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30773@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30773@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30773
Resumo:
Com o crescente aumento da demanda por energia elétrica, a opção pelo uso de energias alternativas ganha atratividade, dentre elas a tecnologia fotovoltaica (conversão da radiação solar em eletricidade). A exemplo das experiências bem sucedidas na Europa, Ásia e Estados Unidos, o uso da conversão fotovoltaica tem crescido na América do Sul. O Brasil, em particular pela sua posição geográfica, oferece excelentes condições solarimétricas favorecendo a aplicação dessa tecnologia alternativa limpa, sustentável e renovável. Este trabalho desenvolve uma análise comparativa de três tecnologias de módulos fotovoltaicos (substratos amorfo, mono e policristalino) que integram uma usina fotovoltaica instalada por pesquisadores da PUC-Rio no telhado do Museu Light da Energia pertencente à concessionária Light Serviços de Eletricidade SA. Beneficiando-se de um sistema inteligente de conversores CC-CC, a usina permite acesso remoto individualizado a cada módulo fotovoltaico, assim, permitindo conveniente acesso aos parâmetros elétricos e meteorológicos da instalação. Como o sistema atualmente opera em condições adversas (painéis fotovoltaicos voltados para o sul geográfico e expostos a indesejáveis sombreamentos), o estudo compara o desempenho dessas três tecnologias na condição adversa hoje instalada e simula o ganho de conversão fotovoltaica que resultaria se os painéis estivessem instalados em condições ótimas de operação.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF