Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: AVALIAÇÃO DE UM SENSOR PIEZOELÉTRICO PARA MEDIÇÃO DE VISCOSIDADE E DENSIDADE DE FLUIDOS
Autor(es): EDUARDO MARIANO VELOSO
Colaborador(es): IGOR BRAGA DE PAULA - Orientador
Catalogação: 18/JUL/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30575@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30575
Resumo:
A viscosidade é uma das propriedades mais importantes dos fluidos, principalmente dos óleos lubrificantes. A capacidade de carga que pode ser suportada em um mancal depende, dentre outros parâmetros, da viscosidade dos lubrificantes. A viscosidade afeta diretamente a eficiência e o calor gerado por atrito nos componentes mecânicos, influindo na vedação entre as folgas das peças e no próprio consumo dos motores. Normalmente, os lubrificantes sofrem degradação com o tempo de operação e precisam ser substituídos periodicamente. A determinação do momento de troca é essencial para garantir que o motor não sofra dano ou perda de eficiência. No presente trabalho, buscou-se desenvolver um equipamento que pudesse ser aplicado no monitoramento das propriedades dos óleos lubrificantes, afim de, em tempo real, indicar se o lubrificante deve ou não ser trocado. O equipamento proposto utiliza discos piezoelétricos, de baixo custo, para medição de viscosidade e densidade de fluidos. O objetivo deste trabalho foi de avaliar a resposta do dispositivo a variações das propriedades dos fluidos. Para isso, excitou-se o sensor com uma perturbação em degrau e mediu-se a resposta do equipamento imerso em fluidos com diferentes densidades e viscosidades. Uma mistura de glicerol e água destilada com concentração de 90 por cento e 10 por cento, respectivamente, foi utilizada em diferentes temperaturas para avaliar a sensibilidade do sensor à variações de viscosidade. Foi analisada, também, a sensibilidade do sensor a variações de densidade. Para isso foram utilizadas diferentes misturas que resultaram em fluidos com viscosidade semelhantes e densidades diferentes. Os resultados se mostraram promissores, indicando que, de fato, é possível desenvolver um equipamento de baixo custo para medição dessas duas propriedades modo simultâneo e consequente monitoramento da degradação de lubrificantes.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF