Título: | TECNOLOGIAS DE SUBESTAÇÕES DE ENERGIA ELÉTRICA EM SISTEMAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS | ||||||||||||
Autor(es): |
GUILHERME JORGE MELEIRO DOS SANTOS |
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Colaborador(es): |
DELBERIS ARAUJO LIMA - Orientador |
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Catalogação: | 11/JUL/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30495@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30495@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30495 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Com a crescente demanda de transporte de passageiros, diversos são os requisitos necessários para promover um sistema de transporte eficiente e confiável ao usuário. O transporte sobre trilhos é referência nesses aspectos ao redor do mundo, e ainda que, em meados do século passado tenha perdido sua força no Brasil, atualmente está voltando a sua real evidência como pode-se observar nas ampliações realizadas no Metrô e nos Trens do Rio de Janeiro, São Paulo e outras grandes capitais. O presente trabalho contempla a estrutura e as características intrínsecas às redes e aos sistemas de tração elétrica que alimentam o transporte sobre trilhos em corrente contínua, apresentando a distribuição de energia elétrica em um sistema metroviário, que utiliza o terceiro trilho para energização dos trens. A análise aprecia ainda métodos de dimensionamento de subestação retificadora, instalação elétrica fundamental na conversão da corrente alternada da rede pública para a corrente contínua utilizada pelos trens dos sistemas ferroviários e metroviários. Com esta abordagem realiza-se a modelagem e o dimensionamento de um sistema metroviário proposto, demonstrando o processo de cálculos das capacidades das subestações retificadoras para uso em uma fase preliminar de projeto.
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