Título: | LEVANTAMENTO E ANÁLISE DAS POSSÍVEIS APLICAÇÕES DE NANOFLUIDOS A SISTEMAS AUTOMOTIVOS | ||||||||||||
Autor(es): |
DANIEL DE LIMA LIERS |
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Colaborador(es): |
JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - Orientador |
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Catalogação: | 25/MAI/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30098@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30098@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30098 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Atualmente o desenvolvimento e pesquisas envolvendo nanofluidos têm sido cada vez mais estimulado pelas industrias devido às melhoras, significativas, das propriedades termofísicas desses fluidos, tais como a
condutividade térmica, difusividade térmica, viscosidade e coeficiente de transferência de calor. A industria automotiva possui grande potencial para a utilização desses nanofluidos, pois há diversos sistemas , como
transmissão, arrefecimento, lubrificação, refrigeração, entre outros que ao se utilizar os nanofluidos corretos, podem se beneficiar da alta condutividade térmica oferecida por estes. O objetivo do presente trabalho é o dimensionamento de um sistema de refrigeração com utilização de um fluido secundário, visando viabilizar a
utilização do refrigerante HFO-1234yf como alternativa ao fluido R-134a, utilizado atualmente. Essa motivação ocorreu pelo fato da necessidade da substituição dos refrigerantes a base de HFC e HCFC, utilizados
atualmente, devido às questões ambientais. Além de utilizar um novo refrigerante, o projeto visa propor uma alternativa inovadora para o fluido secundário, o nanofluido de nanotubos de carbono. O projeto do sistema de refrigeração foi desenvolvido para um veículo tipo van com uma determinada carga térmica de acordo com as
condições de operação consideradas.
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