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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Estatística
Título: CARACTERIZAÇÃO, CALIBRAÇÃO DO MODELO E AFERIÇÃO DE UM ATUADOR ELÉTRICO LINEAR
Autor(es): RENATO TRABACH DA CUNHA
Colaborador(es): MAURO SPERANZA NETO - Orientador
ALLAN NOGUEIRA DE ALBUQUERQUE - Coorientador
Catalogação: 15/MAI/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29981@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29981
Resumo:
Esse trabalho visa a realização de testes experimentais para caracterização do comportamento dinâmico, determinação de parâmetros do modelo e obtenção de curvas de aferição de um sistema comercial de atuação linear composto por motor elétrico de corrente continua convencional e transmissão por engrenagens, pinhão e parafuso sem fim. Serão empregados nos testes o controle e o transdutor do próprio sistema em conjunto com interface gráfica em LabVIEW, uma rotina desenvolvida especialmente para a finalidade proposta, que foi usada para obter a tensão lida pelo transdutor em tempo real enquanto ocorre o deslocamento da haste do atuador. A partir da variação da tensão obtida, em função do deslocamento da haste, foi obtida a calibração, a equação da reta que define o deslocamento em função da tensão lida pelo transdutor. Com o deslocamento em função do tempo, foi criada uma rotina para encontrar a velocidade do parafuso de avanço do atuador em tempo real, obtendo os gráficos de velocidade e comparando com os dados fornecidos no catálogo pelo fabricante do atuador elétrico, além de encontrar a curva de caracterização do motor elétrico para fazer o controle, em trabalho futuro, da plataforma. Após os testes e efetuado um controle para achar as curvas do motor, foi encontrado parâmetros parecidos com o fornecido no catálogo.
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