Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: DIMENSIONAMENTO E SIMULAÇÃO DE CONDENSADOR TIPO CASCO E TUBO ALETADO OPERANDO COM NANOFLUIDOS
Autor(es): MARCOS ALEXANDRE IZIDORO DA FONSECA
Colaborador(es): JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - Orientador
Catalogação: 09/MAI/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29896@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29896@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29896
Resumo:
No presente trabalho, avaliou-se o comportamento e principais propriedades de um sistema trocador de calor quando operado com diferentes fluidos de trabalho. Inicialmente foi considerado a água, que posteriormente foi substituída por nanofluidos. Neste intuito, foi necessário aprimorar e simular através do software EES, um modelo matemático preexistente, que avalia as características térmicas e hidráulicas de um trocador de calor e também uma sub-rotina para a modelagem das características termofísicas dos nanofluidos. Os dados de entrada do modelo, referentes ao ponto de entrada do condensador, são: vazão mássica e temperatura do fluido de trabalho, pressão de condensação, temperatura e vazão mássica do refrigerante. Para avaliação de outros fluidos de trabalho, foi necessário aprimorar o modelo para o trocador de calor e utilizar uma sub-rotina que forneça as propriedades termofísicas dos nanofluidos para as simulações. Para os casos simulados, alterou-se os tipos de nanopartículas utilizadas para a composição do nanofluido, bem como a concentração volumétrica das mesmas. As nanopartículas consideradas foram compostas por óxido de alumínio, dióxido de titânio e cobre, com diâmetro de 10 nm. A variação da concentração volumétrica das nanopartículas foi entre 0 e 1 porcento, incrementando-se 0,1 porcento a cada novo caso avaliado. Considerando-se essa variação da concentração das nanopartículas para composição dos nanofluidos, nos resultados foram avaliadas as principais propriedades termofísicas dos nanofluidos utilizados. Sobre o condensador foram analisadas a taxa total de transferência de calor e a queda de pressão total no lado da água e nanofluidos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF