Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: SIMULAÇÃO DE PONTES DE FLUIDOS A PARTIR DO USO DE ELEMENTOS FINITOS
Autor(es): FELIPE WARWAR MURAD
Colaborador(es): MARCIO DA SILVEIRA CARVALHO - Orientador
Catalogação: 10/ABR/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29624@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29624@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29624
Resumo:
Pontes de fluidos são estruturas formadas pela ação das forças capilares presentes na interface de dois fluidos (ar-fluido). Atualmente existem diversos trabalhos que visam estudar o seu comportamento por conta do tema possui diversas áreas de aplicação (desde o campo biomédico até aplicações espaciais). Este trabalho visa, portanto, não só descrever, simular e analisar o comportamento dessas estruturas como também adaptar o modelo unidimensional (na qual o fluido Newtoniano está confinado entre duas placas sólidas e uma delas distancia-se da outra com velocidade constante) utilizando uma interface elástica. Por conta disso, a tensão superficial deixa de ser isotrópica e nova equações deverão ser obtidas e solucionadas. Para isso serão usadas técnicas numéricas adequadas para que o resultado final esteja de acordo com a realidade. Os resultados mostram que fluidos com viscosidades mais elevadas geram mais estabilidade para a estrutura e necessitam de maior tempo para a quebra da ponte. Além da viscosidade, a velocidade da placa superior, volume inicial e fator de elasticidade são importantes durante toda a simulação. Por fim, é mostrado que o tempo de quebra tende a se comportar como uma exponencial com base no fator de elasticidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF