Título: | MARKETING OLFATIVO: A UTILIZAÇÃO DE UMA IDENTIDADE OLFATIVA COMO ESTRATÉGIA PARA CONQUISTAR UM ESPAÇO DURADOURO NA CABEÇA DOS CONSUMIDORES | ||||||||||||
Autor(es): |
TANYA DE OLIVEIRA DAVIES |
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Colaborador(es): |
DANIEL KAMLOT - Orientador |
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Catalogação: | 08/MAR/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29353@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29353@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29353 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Não é novidade que o setor varejista possui inúmeros concorrentes. Este fato faz com que alguns lojistas tenham a necessidade de se diferenciar dos demais, utilizando-se de várias estratégias de marketing, que visam atrair os consumidores para seus pontos de venda. Tendo isso em vista, o presente trabalho tem como objetivo explicar a utilização da técnica de aromatização pelos varejistas como forma de criar um ambiente agradável e propício ao consumo, e ao mesmo tempo, fazer com que cada marca possua uma identidade olfativa que será memorizada pela clientela. Para tal, foi realizado um teste cego com 108 clientes de lojas selecionadas com o intuito de averiguar se a identidade olfativa dessas lojas está presente em sua memória olfativa. Para auxiliar na elaboração do questionário, foram realizadas conversas informais com gerentes de quatros lojas de varejo de vestuário feminino que relataram o feedback obtido de suas clientes sobre o cheirinho da loja e se, de fato, a estratégia de aromatização é tão eficiente quanto as demais.
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