Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: CONCEPÇÃO E DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE ELEVAÇÃO PARA LINHAS FLEXÍVEIS
Autor(es): FABRICIO CIOTTI CHAMMA
Colaborador(es): CARLOS ALBERTO DE ALMEIDA - Orientador
Catalogação: 24/FEV/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29257@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29257@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29257
Resumo:
Neste trabalho tem-se como objetivo a concepção, o dimensionamento e a avaliação estrutural de um clamp adaptável a diversos diâmetros de linhas flexíveis. Na indústria do petróleo este tipo de equipamento de elevação já é utilizado, mas ainda encontra algumas limitações, especialmente com referência a restrição de aplicação aos diâmetros das linhas suportados pelos clamps hoje disponíveis, e que são dimensionados para um único diâmetro de conector. Como apresentado no desenvolvimento do trabalho, o pré-dimensionamento do equipamento foi realizado através de cálculos analíticos do dimensionamento do parafuso com pré-carga, baseado no Shigley (1), e de olhal, baseado na norma N-2683 ( Estruturas Oceânicas - Olhal de Içamento - Dimensionamento REV. B DEZ/2010) da Petrobras (2). Também, com auxílio do software Ansys Workbench 14.5, foram feitas análises de avaliação do dimensionamento por elementos finitos considerando-se a condição mais desfavorável da carga gerada pelo peso da linha, objetivando determinar a capacidade máxima dinâmica do clamp. Os resultados deste trabalho comprovam a integridade estrutural do conceito de clamp criado e desenvolvido por este projeto, estando este em cumprimento com os requisitos estabelecidos por códigos e normas reconhecidos internacionalmente, como Lloyds (3) e DNV (4), que determinam um limite de tensões admissíveis que o componente analisado deve resistir quando em operação.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF